Como instalar o Windows 8

Windows 8: como fazer uma instalação limpa 

1) Execute o instalador

Se você comprou o Windows 8 através do DVD de instalação, hora de inseri-lo no leitor de mídia do seu computador. Se você baixou a ISO, crie um pen drive bootável através de uma das ferramentas sugeridas neste artigo. Reinicie seu computador e configure suas BIOS para que ele inicie através de uma mídia removível conectada à máquina. Cada PC possui um método de configuração diferente, mas no geral você só precisa apertar uma das teclas “Function” (F1 a F12) assim que ligar o aparelho.

Se tudo der certo, seu computador não vai iniciar já na tela de carregamento do Windows 8. Aguarde o fim deste processo.

Windows 8: como fazer uma instalação limpa

2) Primeiras configurações


Com o término do carregamento, você verá a janela na qual é necessário fazer os primeiros ajustes do sistema operacional. Escolha o idioma de instalação, região onde você mora, linguagem do teclado e outros detalhes básicos que não apresentam segredos. Trata-se de uma etapa bastante intuitiva e fácil de compreender.

Você logo será questionado sobre a chave de produto necessária para ativação do Windows 8, apresentada como um código de 25 dígitos alfanuméricos (números e letras). Você pode encontrar essa chave na capa do DVD adquirido ou no email que você recebeu após a compra online do SO. Caso seu computador já tenha vindo de fábrica com esse sistema operacional, é bem provável que ele possua uma etiqueta com tal código gravado.

De posse da chave, digite-a sem se preocupar com os hífens – eles serão adicionados automaticamente.

Windows 8: como fazer uma instalação limpa

3) Partindo do zero


Após confirmar que concorda com os termos de uso do sistema operacional, será preciso escolher o tipo de instalação que você deseja fazer. Esta é a parte mais importante: escolha a segunda opção apresentada, que estará identificada como “custom” ou “customizada”. Em seguida, será apresentada a lista de partições (ou seja, divisões) presentes no seu disco rígido.

Selecione e apague (clicando em “Delete”) todas as partições que guardam informações do seu sistema operacional antigo. No caso de dúvidas, se livre de todas as divisões que existirem. No fim das contas, você se verá com apenas uma repartição que deve ser selecionada para alocar a instalação limpa.

Windows 8: como fazer uma instalação limpa

4) A paciência é uma virtude

Chegou a parte mais chata: aguardar o processo de instalação definitiva, que pode durar entre 10 e 30 minutos. Não se assuste com a demora. Quando essa etapa terminar, você precisará reiniciar o PC novamente. Durante a inicialização, os periféricos de sua máquina (como o teclado e o monitor) poderão se comportar de forma estranha repentinamente – isso é normal e não representa uma falha. Sua máquina será reiniciada pela última vez

Windows 8: como fazer uma instalação limpa

5) Configurações finais

Pronto! Agora basta efetuar as configurações finais referentes ao seu perfil de usuário. Escolha a cor de fundo da Tela Iniciar, dê um nome para o PC, insira seu email que será usado como login e especifique outros detalhes diversos. A instalação limpa está concluída e você já pode usufruir normalmente da sua máquina, que estará novinha em folha no quesito de desempenho.

Fonte: TecMundo

Wellington Agápto é Sócio Diretor da Edefense Segurança Digital, empresa com foco em Teste de Invasão e Análise de vulnerabilidades, Engenheiro Microsoft especializado em Unified Communications, Active Directory e Microsoft Lync Server, Certificado Cisco, ITIL, MCSO, Security+, ISO 27002, Cobit, MCSE Security, Autor de artigos em sites especializados sobre tecnologia Microsoftsegurança da informação e empreendedorismo.

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Inscreva-se