Como propagar novamente uma cópia do banco de dados com status FailedAndSuspended no Exchange Server 2013



A Propagação de um banco de dados no Exchange Server 2013 é um processo pelo qual uma cópia de um banco de dados de caixa de correio é adicionada a outro servidor de Caixa de Correio aonde os dados e arquivos de log copiados são replicados e sincronizados entre eles.

Vários são os motivos que podem levar a essa falha, como por exemplo uma falha no storage. Depois de resolver a causa raiz da falha você precisará propagar novamente uma cópia da base saudável.

A falha pode ser vista através do comando:  cmdlet Get-MailboxDatabaseCopyStatus *

[PS] C:\>Get-MailboxDatabaseCopyStatus *

Name                      Status
----                      ------
 Database 1\Exchange1 Healthy
 Database 2\Exchange1 FailedAndSuspended
 Database 1\Exchange2 Mounted
 Database 2\Exchange2 Mounted
No exemplo acima vemos a database 2 do Servidor Exchange1 com status FailedAndSuspend

Agora usamos o cmdlet Suspend-MailboxDatabaseCopy para bloquear as atividades de replicação e repetição (cópia e repetição de log) ou ativação para um banco de dados configurado com duas ou mais cópias de banco de dados dependendo do ambiente.

Neste caso iremos parar a replicação somente da Database 2 do Servidor Exchange1 adicionando um comentário através do cmdlet -SuspendComment 

[PS] C:\>Suspend-MailboxDatabaseCopy -Identity "Database 2\Exchange1 -SuspendComment "Manutenção no Exchange"
Agora utilizaremos o cmdlet Update- MailboxDatabaseCopy com os parâmetros: " Nome da Mailbox \ Nome do servidor".

[PS] C:\>Update-MailboxDatabaseCopy -Identity "Database 2\Exchange1"
Se você receber uma mensagem de erro que os arquivos de log já existem no caminho de log de transações do banco de dados você pode usar o parâmetro -DeleteExistingFiles para informar ao servidor do Exchange para remover esses arquivos antes de iniciar a nova propagação .

[PS] C:\>Update-MailboxDatabaseCopy -Identity "Database 2\Exchange1" -DeleteExistingFiles
Consideração sobre forçar uma nova propagação de dados no Exchange Server 2013

Há uma série de considerações que devem ser analisadas quando precisarmos realizar novamente uma cópia do banco de dados.

- O tempo necessário para a nova propagação irá depender do tamanho do banco de dados e do desempenho da rede entre os servidores de origem e de destino. 
- Você pode especificar um servidor de origem para a nova propagação de banco de dados utilizando o cmdlet: -SourceServer "nome do servidor com banco saudável", que permite que você selecione um servidor que tenha uma melhor conectividade para propagar novamente a partir dele , por exemplo, outro membro do DAG no mesmo local que o servidor com a cópia do banco de dados que falhou.

Um abraço a todos.

Wellington Agápto é Sócio Diretor da Edefense Segurança Digital, empresa com foco em Teste de Invasão e Análise de vulnerabilidades, Engenheiro Microsoft especializado em Unified Communications, Active Directory e Microsoft Lync Server, Certificado Cisco, ITIL, MCSO, Security+, ISO 27002, Cobit, MCSE Security, Autor de artigos em sites especializados sobre tecnologia Microsoftsegurança da informação e empreendedorismo.

CONVERSATION

Inscreva-se