O que é preciso para tornar-se um MVP? Most Valuable Professional

O que é preciso para tornar-se um MVP? Most Valuable Professional
Desde que fui premiado com título de MVP (Most Valuable Professional), muitos profissionais tem me enviado e-mails e mensagens via Facebook com muitas perguntas relacionadas ao título, visando responder a todos de uma única vez, fiz um compilado de perguntas neste artigo intitulado: O que é preciso para tornar-se um MVP (Most Valuable Professional)?

O que significa ser um MVP?

Os MVPs são profissionais apaixonados por tecnologias Microsoft, e que possuem uma experiência técnica alta sobre determinada solução ou produto, entretanto não guardam este conhecimento para si, auxiliando a outros profissionais a obterem o máximo da tecnologia de modo a conseguir um impacto significante e positivo sobre as comunidades técnicas pelo qual ele participa.

Em mais de 100 milhões de membros da comunidade técnica e social no mundo, apenas cerca de 3.800 são reconhecidos como MVPs a cada ano.

Os MVPs são independentes da Microsoft, com opiniões e perspectivas separadas, e podem representar a visão dos membros da comunidade com os quais eles interagem todos os dias.

Existe alguma regra para tornar-se um MVP? 

Não há uma uma regra definida para se tornar um MVP, em parte porque varia por produto e ciclo de vida do produto. Alguns dos critérios que são avaliados inclui o impacto da contribuição de um indicado aos fóruns online como o Microsoft Answers, TechNet e MSDN, aos wikis e conteúdo online, às conferências e grupos de usuário, aos podcasts, aos sites da Web e blogs e aos artigos e livros.

As contribuições de cada indicado são comparadas com as contribuições de outros candidatos no mesmo ano. Os MVPs ativos recebem o mesmo nível de avaliação que os novos candidatos a cada ano.

Não busque o título MVP, a Microsoft é especialista em encontrar pessoas que tenham paixão em propagar conhecimento, e pessoas que somente querem o título sem ter esse feeling no sangue dificilmente serão nomeadas.

MVP é uma Certificação? 

A sigla MVP significa Most Valuable Professional, e ao contrário dos títulos de MCSE, MCP, MCSA, MCITP etc, o título de MVP não é uma certificação, tornar-se MVP significa ganhar um título por reconhecimento, o time de produto da Microsoft avalia o seu conhecimento técnico junto as suas contribuições para as comunidades técnicas para que você possa tornar-se um MVP.


Como eu posso ser indicado ao título de MVP?

Indivíduos são indicados para a Premiação MVP por seus colegas ou pela Microsoft, com base em sua contribuição durante o ano interior às comunidades técnicas online e offline. As contribuições de cada indicado são comparadas com as contribuições de outros candidatos no mesmo ano para determinar quem receberá a premiação.  Os candidatos são escolhidos em comunidades locais e emergentes, incluindo fóruns públicos, newsgroups, sites de terceiros, grupos de usuários, palestrantes, fóruns da Web, blogs, sites de mídia social e wikis. Os MVPs atuais residem em mais de 90 países, falam cerca de 40 idiomas e compartilham sua experiência sobre cerca de 90 tecnologias da Microsoft. 


Por quanto tempo serei um MVP?

A Premiação MVP dura por um ano. Durante este tempo, os premiados podem referir-se como MVPs da Microsoft e aproveitar todos os privilégios incluídos com a premiação.

Quais benefícios a microsoft oferece a um MVP?

Os MVPs possuem um conhecimento profundo sobre os produtos da Microsoft e como as pessoas em todo o mundo obtêm o máximo deles. Para suportar suas contribuições à comunidade - e para melhorar nossas tecnologias e a experiência dos nossos clientes - oferecemos aos MVPs recursos técnicos da Microsoft e os convidamos a reunir-se com equipes de produto da Microsoft durante o ano da sua premiação.

Em várias destas reuniões, os MVPs recebem informações privadas sobre mapas de produtos da Microsoft e recurso de tecnologias futuras e oferecem um feedback.

Pela duração da premiação, os MVPs recebem um gerente de contato da Microsoft que os ajuda a obter o máximo das oportunidades da Premiação MVP, incluindo eventos regionais, o Encontro Global de MVPs e discussões contínuas com equipes de produto da Microsoft.

Os MVPs sempre nos contam que as coisas mais valiosas sobre sua experiência de premiação é os conhecimentos que fazem - com membros das equipes de produto da Microsoft e com MVPs amigos em todo o mundo.

Os MVPs recebem algum valor financeiro por parte da Microsoft?

Não. O Programa de Premiação MVP oferece um pequeno conjunto de serviços e outros benefícios como parte de sua oferta de programa principal, mas não recebem qualquer valor em dinheiro da Microsoft.


Como a Microsoft seleciona seus MVPs?

Em mais de 100 milhões de participantes da comunidade técnica no mundo, cerca de 4.000 são MVPs. Os incríveis membros da comunidade técnica são indicados por seus colegas, por funcionários da Microsoft e por MVPs. Cada ano, um conjunto de funcionários da Microsoft analisa as contribuições de cada indicado verificando a qualidade, quantidade e nível de impacto sobre a comunidade técnica. Os MVPs de hoje refletem a base de clientes global e a variedade de tecnologias da Microsoft.

Wellington, quais são as suas dicas para quem deseja tornar-se um MVP?

Conforme já foi dito, o título de MVP não deve ser "buscado", eu sempre brinco dizendo que o título não pode ser encontrado, mas ele encontra você (No melhor estilo Chuck Norris). Desde modo, seguir essas dicas são simplesmente passos que eu considero essenciais para quem gosta de compartilhar conhecimento independente de você tornar-se ou não um MVP.
  • Identifique-se com uma tecnologia e torne-se especialista e referencia sobre a mesma, o erro de muitos profissionais é querer falar sobre tudo e não tornar-se referencia em nada, neste caso foque em uma tecnologia pelo qual se identifique mais, estude sobre ela, certifique-se nela, e torne-se conhecido pelo seu alto conhecimento sobre a ferramenta escolhida, oferecendo conhecimento gratuito para a comunidade técnica pelo qual você participa, faça com que quando as pessoas lembrarem de uma ferramenta elas associem seu nome a ela.
  • Escolha uma comunidade técnica e participe dela de modo a demonstrar seu alto conhecimento técnico sobre determinada ferramenta, produto ou serviço Microsoft.
  • Participe de foruns técnicos, Technet, MSDN, Answers, Expression, etc.
  • Tenha um Blog/WebSite,
  • Caso goste de escrever publique um Livro, Ebook, materiais gratuitos disponibilizados pelo Technet, transmita conhecimento através da literatura.
  • Participe de palestras e eventos;
  • Faça amigos, tenha um bom network;
  • Cuidado com seus posts em redes sociais, você será uma pessoa pública, logo não permita que suas palavras sejam usadas contra você criando uma péssima aparência quanto a sua pessoa;
  • Por último e mais importante, não busque o título MVP, a Microsoft é especialista em encontrar pessoas que tenham paixão em propagar conhecimento, e pessoas que somente querem o título sem ter esse feeling no sangue, dificilmente serão nomeadas.
Bem, este é um pequeno e breve resumo sobre as principais perguntas que eu recebo sobre a nomeação de um MVP, caso tenham mais dúvidas fiquem a vontade para entrar em contato comigo que terei todo o prazer em responder.

Fonte: http://mvp.microsoft.com/pt-br/default.aspx

Um grande abraço a todos.

CONVERSATION

12 comentários:

  1. Quando crescer quero ser que nem você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk então vai ter que diminuir pois você é muito maior do que eu ;)

      Excluir
  2. Ser MVP é contribuir e sempre no pensamento em ajudar ao próximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conseguiria dizer palavras mais diretas do que estas, grande Mozart.

      Excluir
  3. Ser MVP é além de tudo uma grande responsabilidade,

    ResponderExcluir
  4. Ola Wellington,

    Gostei das dicas, estou me aprofundando em office 365 e seus posts estão me ajudando muito.

    Muito obrigado pelo conteúdo e por toda dedicação na comunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Jefferson, tudo bem? Fico feliz que o Blog tenha contribuído para o seu crescimento profissional, grande abraço.

      Excluir
  5. Jéssica Torquato24 de junho de 2015 07:15

    Wellington, parabéns pelo seu blog, ótimo artigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jéssica, fico feliz com o feedback positivo dos leitores.

      Excluir
  6. a quanto tempo vc vem realizando esse trabalho de divulgar conteúdos sobre sua especialidade até conseguir o MVP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago, já possuo o blog a 4 anos, alguns canais no Youtube, posto em outros blog, participo de palestra, tenho alguns ebooks publicados etc, junte-se a nós e propague conhecimento ;)

      Excluir

Inscreva-se